Imprimir

A pecuária extensiva é uma das principais causas do desmatamento no Cerrado. Sua expansão vem ocorrendo ao longo de décadas com base no desmatamento de novas áreas, quadro agravado pela baixa tecnologia empregada na bovinicultura, causando baixíssima produtividade: em média, uma cabeça de gado por hectare. Diante da ausência de manejo das pastagens, o bioma tem hoje 4,2 milhões de hectares de pastagens degradadas, o que equivale a 10% da terra utilizada para pecuária no Cerrado..

Já no campo da produção agrícola, os cultivos mais expressivos são as monoculturas de soja, eucalipto, cana-de-açúcar e algodão. Estes sistemas produtivos estão pautados em um modelo tecnológico que, além de desmatar grandes extensões de vegetação nativa e gerar poucos empregos, utiliza grandes quantidades de insumos químicos, o que levou o Brasil ao posto de maior consumidor de agrotóxicos do mundo.
Outra séria ameaça ao Cerrado é a produção de carvão vegetal. Na última década, o consumo aumentou mais de 50%, atendendo principalmente a demanda do setor siderúrgico. A nova “solução verde” anunciada é a substituição do carvão do Cerrado pelo carvão de eucalipto, que significa outra ameaça ao bioma.

Em 2010, a área plantada de pinus e eucalipto no Brasil era de mais de 6,5 milhões de hectares, área maior que as dos estados do Rio de Janeiro e de Sergipe somadas. Por serem árvores de crescimento rápido, de ciclo curto e que são plantadas em elevada densidade, há grande consumo de água, o que frequentemente leva ao secamento de corpos d´água, causando prejuízos à qualidade do solo e à biodiversidade. Outro grave problema é que as grandes monoculturas de eucalipto muitas vezes dificultam o acesso pelas comunidades locais a recursos naturais essenciais a sua sobrevivência.

Da perspectiva de preservação da biodiversidade, o Cerrado conta com poucas áreas protegidas por meio de unidades de conservação: cerca de 8% área do bioma (UCs estaduais e federais). Desse total, entretanto, 2/3 referem-se a áreas de proteção ambiental (APA), instrumento que determina poucas limitações de uso e que conta com praticamente nenhuma fiscalização.

Vídeo

REDE CERRADO

SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38 

Brasília - DF  - CEP 70.750-515 

(61) 3327.8085 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.