Imprimir

3 destaque 3O berço das cabeceiras de três importantes bacias hidrográficas brasileiras (...)

.

O Cerrado abriga as cabeceiras de três importantes bacias hidrográficas brasileiras: Prata, São Francisco e Tocantins-Araguaia, além de porções menores das bacias do Amazonas e do Parnaíba.

A cobertura vegetal do Cerrado também é fundamental para garantir os fluxos hídricos entre as diversas regiões do País, garantindo o transporte de umidade e vapor d’água da bacia amazônica para as regiões sul e sudeste do Brasil, permitindo assim a regularidade do regime de chuvas.

As diversas fisionomias do Cerrado estão intimamente ligadas a sua biodiversidade, como se pode perceber na variedade de espécies encontradas no cerradão, na vereda, no campo limpo e nas demais formações florestais do bioma. As espécies vegetais têm grande importância por seu potencial de uso como alimentos, remédios e matéria-prima para artesanato, permitindo geração de renda de forma sustentável.

Sob a perspectiva sociocultural, o Cerrado abriga um rico universo de tradições, expressos na relação de seus povos e comunidades tradicionais com seu território, nas festas, nas vestimentas, na alimentação, em suas relações comunitárias. As folias, os reisados, a catira, a sussa, as modas de viola, entre muitas outras, fazem parte do repertório de festas, ritmos e danças dos povos do Cerrado. Já o pequi, o buriti e a mangaba são alimentos garantidos na mesa dos geraizeiros, enquanto o babaçu é a principal fonte de alimento e de matéria prima para cerca de 400 mil quebradeiras de coco, situadas no Maranhão e no norte do Tocantins.

Vídeo

REDE CERRADO

SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38 

Brasília - DF  - CEP 70.750-515 

(61) 3327.8085 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.